Sample text

" A comunicação é algo absolutamente necessário para que haja conhecimento" (Paulo Freire)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

IJC seleciona estudante de Jornalismo

O Instituto de Juventude Contemporânea (IJC) abre inscrição para estágio em Comunicação Social - Jornalismo. Será selecionado um/uma estudante que esteja cursando pelo menos o quarto semestre do Curso de Jornalismo, que será escolhido/a através de uma seleção de currículo, análise de produção acadêmica e uma entrevista.

O/A interessado/a deverá apresentar experiência em ações de pesquisa, produção de veículos laboratórios e demais atividades desenvolvidas no seio acadêmico, que serão alvo de análise para a seleção do/a estagiário0a. O/A candidato/a deve apresentar um pequeno portfólio, no qual conste essa produção.

A bolsa de estágio é de R$ 500, com auxílio transporte, para uma jornada de 05 horas/dia (vespertino), durante 05 dias por semana. Os estagiários/as atuarão em atividades diversas em Comunicação, desenvolvidas sob orientação de Jornalista Profissional, compreendendo temas como Juventude, Direitos Humanos e Políticas Públicas para a Juventude; Direitos Sexuais e Reprodutivos; Geração de Trabalho e Renda para Jovens, Diversidade Étnico/Racial, Educação para a Comunicação e Democratização da Comunicação.

O estágio acompanha um programa de formação continuada da equipe de educadores do IJC, com participação de vários segmentos sociais, desenvolvida pela Coordenação da instituição, que inclui o aprofundamento nas temáticas e ações desenvolvidas pela ONG, tais como as listadas acima.

Inscrições
As inscrições serão realizadas via e-mail, no período de 15 à 26 de setembro de 2011, através do endereço: selecao@ijc.org.br. Primeiramente, será solicitado apenas o envio do currículo e histórico das disciplinas cursadas, ficando as demais indicações reservadas ao segundo momento de seleção. Obs.: O/A candidato/a deve enviar mensagem identificada como “Seleção de estágio - Jornalismo”, para facilitar o acesso aos currículos enviados.

Outras informações:
Rafael Mesquita (rafael@ijc.org.br)
Jornalista (MTE CE 2432 JP)
Coordenador de Programas do IJC

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aprenda a gerir crises com o curso online do C-se

O Comunique-se Educação Corporativa oferece o curso “Gerenciamento de Crises” via web, no dia 27/9 das 19h30 às 22h30, no horário de Brasília. A oficina é destinada a profissionais de comunicação corporativa (agências e assessorias de imprensa) e pretende ensinar conceitos e técnicas para lidar com situações delicadas enfrentadas pelas empresas no mercado.

Além disso, é possível também conhecer as ferramentas disponíveis e como o fluxo de informações corre nas mídias sociais, grandes disseminadores de notícias.

O curso online “Gerenciamento de Crises” é ministrado por Neuza Serra. Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero, ela é executiva do segmento de Comunicação Corporativa. No mercado editorial, trabalhou para veículos influentes, como os jornais Gazeta Mercantil e A Gazeta de Vitória e Rádio Eldorado.

Para mais informações a respeito da oficina web, acesse a página do Comunique-se Educação Corporativa

Inscrições abertas para cursos de Produção de TV, Fotografia de Moda e After Effects

O curso de Comunicação Social da Faculdade 7 Setembro (FA7) oferta novos cursos de extensão:  After Effects, Fotografia de Moda e Produção de reportagens especiais para TV.
Cada curso tem carga horária e preço diferenciado, mas todos ocorrem aos sábados e geram certificado, além de horas de atividade complementar (alunos da FA7). Há opção de pagamento parcelado junto à Tesouraria da FA7 (50% na entrada e outros 50% no cheque ou cartão). As inscrições seguem até 14 de outubro.
After Effects - curso básico
Turma 02 (20 horas/aula)
Instrutor: Dimitri Bastos
Datas: 22 e 29 de outubro | 05, 12, 19 e 26 de novembro | 03 de dezembro
Horário: 8 às 11 horas
Investimento:  Aluno e ex-aluno FA7 – R$ 200,00 / Público geral – R$ 250,00

Fotografia de Moda
Turma 01 (20 horas/aula)
Instrutores: Marcos Marla / Jari Vieira
Datas: 22 e 29 de outubro | 05 e 12 de novembro
Horário: 8 às 12 horas  (*Aula do 05/11 também ocorre no turno da tarde)
Investimento: Aluno e ex-aluno FA7 – R$ 250,00 / Público geral – R$ 300,00
Pré-requisito: conhecimentos em fotografia básica e noções de Photoshop


Produção de reportagens especiais para TV
Turma 01 (20 horas/aula)
Instrutor:  Adriano Muniz
Datas:  22 e 29 de outubro | 05, 12 e 19 de novembro
Horário:  8 às 12 horas
Investimento:  : Aluno e ex-aluno FA7 – R$ 250,00 / Público geral – R$ 300,00

Para fazer sua inscrição, clique no link abaixo:


A Juventude no contexto da Vida Contemporânea - Fórum de ideias inovadores em Políticas Públicas

Com o tema “A Juventude no contexto da Vida Contemporânea”, a 7ª edição do Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP) da Assembleia Legislativa do Ceará/INESP traz a Fortaleza o psicanalista Contardo Calligaris, que abre a programação dos debates que reúne ainda o sociólogo Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura do Brasil, o escritor carioca João Paulo Cuenca e o pesquisador em cultura digital, André Lemos(ufba), entre outros. O 7° FIP acontece nos dias 17, 19 e 20 de setembro, com entrada livre, no plenário da Assembleia Legislativa.

A abertura acontece às 19 horas, do dia 17, com a palestra do psicanalista Contargo Calligaris que falará sobre o tema “Adolescentes, vítimas e intérpretes de nossos sonhos”. Após o debate, haverá coquetel de lançamento do livro: “A Mulher de vermelho e branco”.
Fonte: Profª Joana D'arc

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Catavendo seleciona estagiários

A Ong Catavento Comunicação e Educação seleciona dois estagiários de jornalismo para o projeto Agência Catavento Rede ANDI – Infância em Pauta. As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (19), na sede da Instituição (Rua Costa Barros, 1088 – casa 14).

Para participar o estudante deve estar cursando ou ter cursado o 4º semestre do curso de jornalismo e estar devidamente matriculado. Os documentos necessários estão relacionados no edital disponível aqui.

A carga horária do estágio é de 20h e a bolsa auxílio é de R$ 535,00. 


Palestra traz jornalista Luís Nassif

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Finanças, realizará no próximo dia 18 de agosto, a palestra Prêmio SEFIN ministrada pelo jornalista Luís Nassif (foto). O evento acontecerá no auditório do Ministério da Fazenda - Rua Barão de Aracati, 909, a partir das 8 horas. Os certificados de participação serão entregues ao término do evento.

Luis Nassif foi o introdutor do jornalismo de serviços e do jornalismo eletrônico no país. Comentarista econômico da TV Cultura. Vencedor do Prêmio de Melhor Jornalista de Economia da Imprensa Escrita do site Comunique-se em 2003 e 2005, em eleição direta da categoria. Membro do Conselho do Instituto de Estudos Avançados da USP e do Conselho de Economia da FIESP. Autor de "O Jornalismo dos anos 90", e "Menino de São Benedito", Finalista do Prêmio Jabuti de 2003 na Categoria Contos/Crônica. Em 1995 lançou o CD "Roda de Choro", solando bandolim, semi-finalista do Prêmio Sharp de Música Instrumental.

A palestra é voltada prioritariamente a editores, articulistas, repórteres, colunistas de economia dos veículos de comunicação do Ceará e estudante de comunicação social interessados em conhecer mais sobre economia e finanças públicas.

# Participe desse grande encontro! Para fazer sua inscrição CLIQUE AQUI[+]


Ciclo de Palestras Direito à Comunicação na UFC

Estão abertas, até esta sexta-feira (16), asinscrições para o Ciclo de Palestras Direito à Comunicação: a sociedade querdiscutir a sua mídia, que tem o objetivo de difundir o debate sobre direitoà comunicação no Brasil e em outros países, especialmente da América Latina. Asinscrições são gratuitas e o formulário para os interessados em participar já está disponível.
Composto por palestras – abertas ao público – eaulas voltadas para 30 inscritos, o projeto terá início com a palestra “Donos da mídia ou mídia sem dono?”, com Venício Lima, da Universidade de Brasília(UNB), e Márcia Vidal, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O início será às18h30, no Auditório da Reitoria da UFC. 

Fonte:  minutonoticias.com.br

IX Encontro Cearense de Estagiários


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Palestra de rádio

“A sociabilidade criada pelo rádio a partir dos anos 30 em Fortaleza” é o  tema da palestra que será ministrada pela jornalista e pesquisadora da radiodifusão cearense, Erotilde Honório, no Espaço Cultural Porto Freire, no dia 18, às 19h30.
O evento é gratuito e integra a programação da exposição “Fortaleza – Memórias do Tempo”, que acontece no local até dezembro. O Espaço Cultural fica no Parque del Sol (Cidade dos Funcionários).



Fonte: Rafiado

terça-feira, 10 de maio de 2011

Secretaria municipal em Fortaleza seleciona 5 estagiários

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE seleciona cinco estagiários, nos turnos manhã e tarde, nas áreas de Administração, Direito e Economia. As inscrições seguem até 13 de maio, das 8h às 12h, e das 13h às 16h. na sede da SDE. O valor da bolsa-estágio é de R$ 350,00. Confira os detalhes do edital de seleção.
Serviço:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE
Local: Avenida Aguanambi; nº 1770; Bairro de Fátima.
Informações: (85)3452.5341 (Assessoria Jurídica)
(85) 3452.6189


Fonte: Liberdade Digital

Agência A+ Business Criativo seleciona estagiário de jornalismo

A agência de comunicação A+ Business Criativo seleciona um estudante de jornalismo para sua equipe. O candidato ao estágio precisa sacar do uso de mídias sociais (se você não sabe como usar o RT esqueça) e o início é “pra ontem”.
Além da bolsa de estágio a empresa oferece vale Transporte, vale Alimentação. Envio de currículos para: contato@amaisonline.com.br

Fonte: Liberdade Digital

Correios-CE abrem vagas para estágios até o dia 18 de maio

Desde a última terça-feira, 3, estudantes de Nível Superior matriculados em Instituições de Ensino vinculadas à Empresa Brasileira Correios e Telégrafos (ECT) do Ceará podem concorrer ao processo de seleção de Estagiários. As inscrições serão recebidas via email, cecaptacao@correios.com.br, ou com a entrega da ficha www.correios.com.br devidamente preenchida no Edifício sede dos Correios - CE, gerência de Recursos Humanos, até o dia 18 de maio de 2011, juntamente com a cópia do histórico escolar atualizado.

Entre as exigências, o estudante precisa ter concluído pelo menos o primeiro ano ou cursar o 3º semestre e apresentar comprovante de que obteve média mínima sete. Os aprovados na seleção terão direito a R$ 625,52 de bolsa de estágio, auxílio transporte, alimentação - refeição, além de assistência médica nos ambulatórios internos da ECT, seguro contra acidentes pessoais e obtenção de Termo de Realização do Estágio. Às pessoas com deficiência será reservado o direito a 10% do total de vagas oferecidas.

Cursos - Análise de Sistemas, Ciências da Computação ou Informática, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Engenharia Civil, Jornalismo, Marketing, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda.
 
Instituições Conveniadas - Instituto Ceará de Ensino e Cultura (ICEC - FAFOR), Instituto Dom José de Educação e Cultura, Faculdade Ateneu, Faculdade Farias Brito, Faculdade Lourenço Filho, Sociedade de Ensino Superior do Ceará (FIC - SESCE), Universidade de Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Ceará.
 
Serviço - A sede dos Correios, Gerência de Recursos Humanos, fica na rua Senador Alencar, nº 38, sala 310, Centro, Fortaleza. Para os cursos de Análise de Sistemas, Ciências da Computação e Informática o estudante deverá ter concluído 50% das disciplinas. O processo seletivo terá validade de um ano, a contar da data de encerramento das inscrições.

Fonte: 180 Graus

Aberta as inscrições da casa de cultura 2011.2

De 16 de maio a 5 de junho estarão abertas as inscrições para o Semestre I das Casas de Cultura Estrangeira da UFC. São 528 vagas, distribuídas pelas Casas de Cultura Alemã (198), Britânica (88), Francesa (110), Hispânica (44), Italiana (22) e Portuguesa (66). As inscrições serão feitas, exclusivamente, através do site da Coordenadoria de Concursos da UFC. As provas de seleção serão realizadas no dia 19 de junho, com previsão de divulgação dos resultados no dia 27 do mesmo mês. Pode concorrer a uma vaga quem concluiu o Ensino Fundamental.

Os documentos exigidos para a inscrição são os seguintes: formulário de solicitação preenchido, datado e assinado; fotografia 3x4 recente; comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (a ser efetuado no Banco do Brasil) e fotocópia frente e verso do CPF e do documento de identidade, ou outro em que conste a fotografia e o nome completo do candidato.

Provas e gabaritos de seleções anteriores estão disponíveis aqui. Mais informações podem ser obtidas através do perfil das Casas de Cultura Estrangeira no Twitter.


Fonte: UFC

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vila das Artes abre vagas para laboratório em jornalismo cultural

A Vila das Artes oferece neste mês o laboratório Rumos Jornalismo Cultural. Serão dois dias de atividades sobre “Como fazer na internet coberturas ao vivo de eventos culturais” com o professor de jornalismo da Universidade Federal do Espírito, Fábio Malini e com a repórter, escritora e documentarista Eliane Brum.

O curso acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, das 14h às 17h30min, no Vila das Artes. Os interessados podem se inscrever a partir da próxima segunda-feira (9), no próprio Vila das Artes, de 9h às 20h. São, ao todo, 70 vagas, sendo 20 para o primeiro laboratório, que acontece no sábado (21) e 50 para o segundo, no domingo (22). As inscrições são gratuitas.

Serviço
Rumos Jornalismo Cultural
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Data: 21 e 22 de maio
Hora: 14h às 17h30min
Inscrições: gratuitas
Informações: (85) 3252-1444 / www.itaucultural.org.br

Fonte: Jangadeiro Olnine

quinta-feira, 5 de maio de 2011

PEC do diploma ganha mais apoiadores

A Obrigatoriedade do diploma de jornalismo ainda é um assunto que está sendo discutido entre os políticos, em um café da manhã promovido pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT),  nesta última segunda-feira, 02 de maio, deram oportunidade e incentivo para que novos deputados apoiassem a pec do diploma.

Raimundo Gomes de Matos (PSDB), Raimundo Macêdo (PMDB), Arnon Bezerra (PTB), José Airton (PT), O senador Inácio Arruda (PCdoB) e Gorete Pereira (PR) se disponibilizaram a lutar junto para que a categoria possa voltar a ter a obrigatoriedade de um curso superior em jornalismo.

Durante esta semana, que é comemorado o Dia Internacional da Liberdade de Expressão, crescer cada vez mais as expectativas em torno da votação, que foi adiada, possivelmente para a semana que vem. A campanha pela volta do diploma, nas últimas semanas, segundo o Sindicatos de Jornalistas (Sindjorce) cresceu muito, conseguindo assim mais 13 senadores a favor, totalizando 70 senadores são favoráveis.

Curso de Assessoria de Comunicação - Sesc-Senac Iracema

O Senac-CE está novamente ofertando o Curso de Assessoria de Comunicação na sua grade de cursos e uma nova turma está iniciando agora, dia 16 de maio, no Sesc-Senac Iracema. O Curso tem duração de 60 horas/aula, começando todos os dias às 18h30. Como apoio ao curso, será disponilizada uma área no sítio "Todos os Nomes" onde aulas e materiais de consulta serão distribuídos. A estrutura do Curso é composta por:

Fundamentos e técnicas de Assessoria de Comunicação
Conceito e Definição; Regulamentação profissional; Princípio ético; Assessoria de Comunicação e de Imprensa; Perfil da mídia; Elaboração do Mailing e redação de Releases; Construção e análise do Clipping; Construção de relacionamentos; Mensuração de resultados e avaliação; Treinamento da fonte (Media Training); O estudo da imagem (Branding); O uso da internet e das mídias sociais; Responsabilidade social; Planejamento estratégico em Comunicação.

Comunicação Integrada nos diversos segmentos
Comunicação Institucional; Diálogo com diversos públicos. O Setor Privado – características específicas e demanda de mercado; O Setor Público – o estatal e o público, características e demandas; O Terceiro Setor – comunicação em rede, horizontalidade e diálogo; O Setor Sindical – a linguagem sindical, comunicação alternativa e de base; Identificação e prevenção de problemas; Gestão em momento de crise; O novo perfil profissional exigido pelo mercado.

O Curso requer um investimento de R$ 280,00 (que podem ser parcelados em 7 x R$ 40,00 no cartão). As inscrições podem ser feitas na portaria do Senac-Centro. Dúvidas sobre a inscrição podem ser tiradas pelo telefone (85) 3452.7005

Fonte: Profª Joana Dutra

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Prêmio Gandhi de Comunicação 2011 vai distribuir R$ 35 mil em sua quarta edição

A Agência da Boa Notícia promove a quarta edição do Prêmio Gandhi de Comunicação para reconhecer o trabalho de profissionais e estudantes de Jornalismo e Publicidade & Propaganda que divulgam iniciativas voltadas para a harmonia e paz social. Neste ano, o concurso tem nove categorias, duas a mais que no ano passado, e o valor total da premiação também aumentou. Os melhores trabalhos sobre Cultura de Paz vão dividir o prêmio de R$ 35 mil. O prazo de inscrições vai até o próximo dia 13 de maio.

Os jornalistas, publicitários e estudantes de graduação em Comunicação Social, que desejarem concorrer ao Prêmio Gandhi, podem ter atuação no Estado do Ceará ou em outros Estados, mas os trabalhos concorrente devem abordar ações e fatos do Estado do Ceará. Valem reportagens (TV, rádio e jornal), fotos ou ensaios fotográficos, campanhas e anúncios publicitários veiculados no período de 1º de junho de 2010 a 06 de maio de 2011. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), defendidos e aprovados por banca da IES, devem ser relativos aos períodos letivos de 2010.1 e 2010.2.

Conforme o regulamento, os trabalhos devem ser apresentados para inscrição obedecendo às seguintes normas:

Jornalismo Impresso: A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais da reportagem ou série de reportagens publicadas, em que estejam visíveis o nome do veículo, do autor e a data de publicação. Nos casos de matérias publicadas sem assinatura ou sob pseudônimo, a autoria deverá ser atestada em declaração por escrito assinada pela direção ou chefia dos veículos;

Telejornalismo: A inscrição será feita mediante apresentação de cinco cópias em DVD da matéria exibida, com a chamada do apresentador, com suas respectivas transcrições impressas, também em cinco vias. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do diretor de jornalismo responsável, confirmando os nomes dos componentes da equipe.

Radiojornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais da reportagem em CD, com suas respectivas transcrições impressas, também em cinco vias. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do diretor de jornalismo responsável, confirmando os nomes dos componentes da equipe.

Fotojornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de um exemplar de cada foto ou ensaio, em papel fotográfico no tamanho 15x21cm, bem como cinco cópias do jornal, revista ou outra publicação impressa, onde foi veiculada a fotografia, com a comprovação da autoria do trabalho. Vale destacar que podem ser inscritas fotografias que tenham sido publicadas em reportagens que concorram ao prêmio de Jornalismo Impresso.

Campanha ou peça publicitária: A inscrição será feita mediante entrega de um exemplar original e cinco cópias das peças concorrentes, identificando o meio no qual foi publicizado,  data e local da veiculação. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do diretor da agência de propaganda, confirmando seus autores (diretor de criação, atendimento e cliente). No caso de outdoors o candidato deve apresentar a arte final da peça e o documento comprovando sua veiculação.

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação Social, já defendido e aprovado por uma banca da IES: A inscrição será feita mediante entrega de cinco cópias do trabalho concorrente, acompanhadas de uma declaração do professor orientador.

Trabalho de mídia impressa de estudante de Jornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais do trabalho concorrente, publicado em veículo-laboratório (jornal ou revista). O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do professor da disciplina, confirmando a data da publicação, o veículo e os nomes do seu(s) autor (es);

Trabalho de mídia eletrônica de estudante de Jornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais do trabalho concorrente (CD ou DVD), publicado em  veículo-laboratório (emissora de televisão universitária, rádio universitária ou agência de notícias). O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do professor da disciplina, confirmando a data da publicação, o veículo e seu(s) autor (es);

Trabalho de estudante de Publicidade & Propaganda: A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais e cinco cópias do trabalho concorrente, em apresentação impressa, CD ou DVD, conforme a veiculação. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do professor da disciplina, confirmando a data da publicação, o veículo e seu(s) autor(es);

É importante observar que os candidatos deverão apresentar o número do seu registro profissional, ou filiação a sua instituição representativa, com exceção dos estudantes, que deverão apresentar número de matrícula na sua IES.

Premiação
O Prêmio de R$ 35 mil será dividido da seguinte forma:
Profissionais - Reportagem de jornal ou revista: R$ 5 mil; Reportagem para televisão: R$ 5 mil; Reportagem para rádio: R$ 5 mil; Fotojornalismo (foto ou ensaio): R$ 5 mil; Campanha ou peça publicitária: R$ 5 mil;

Estudantes - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), já defendido e aprovado por banca da Instituição de Ensino Superior, relativo aos períodos letivos de 2010.1 e 2010.2: R$ 2,5 mil;  Trabalho em mídia impressa de estudante de Jornalismo, divulgado em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito da IES: R$ 2,5 mil; 

Trabalho em mídia eletrônica (rádio ou TV) de estudante de Jornalismo divulgado em veículos-laboratório, exibido no âmbito da IES: R$ 2,5 mil; e Trabalho de estudante de Publicidade & Propaganda, também divulgado no âmbito da IES: R$ 2,5 mil.

O Regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da ABN - www.boanoticia.org.br – e na sede da Agência da Boa Notícia, na Avenida Desembargador Moreira 2120, sala 1307 - Aldeota - CEP 60170-002 - Fortaleza – Ceará. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h. A festa de entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2011 acontecerá em junho.

Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509) - Jornalista Responsável: Carmina Dias 00629JP

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Curso de Fotografia Estúdio He

O Estudio He está inscrições abertas para o Curso Intermediário de Fotografia Digital. O curso terá uma didática baseada em lições equilibradas de teorias e práticas fotográficas. Para além das técnicas, o estudante obterá noções aprofundadas de história, estética e sintaxe da fotografia.

Conteúdo Programático: História da Fotografia, Equipamentos fotográficos, Luz, Controle de exposição, Focagem, Flashes, Composição Visual, Pós- Produção Digital, Apresentação de portfólio e mercado de trabalho.

Pré-requisitos: Curso de fotografia digital básico ou teste de nivelamento e câmera DLSR (reflex digital) ou que possibilite operações no modo manual.
Equipamentos recomendados (não obrigatórios): Flash dedicado, tripé e filtro polarizador.

Início: 5 de maio.
Término: 6 de agosto.
Dias: Quintas, (05, 12, 19 e 26 de maio; 02, 09, 16 e 30 de junho; 07, 14, 21 e 28 de julho e 04 de agosto) no Estúdio He. Horário: 19 às 21:30 horas.
Sábados, (14, 21 e 28 de maio; 11 e 18 de junho; 02 de julho e 06 de agosto), práticas – fotopasseios. Horário: 08 às 12 horas.
Duração: 3 meses e uma semana.
Carga horária: 60 hs.

Investimento:
Parcelado: 3 x R$ 200,00.
À vista: R$ 550,00.

Contato:
[85] 3087-5244 - http://estudiohe.com.br/
Rua Padre Francisco Pinto, 285 - Benfica. Fortaleza - Ceará.

Palestra sobre "Pessoais e Profissionais x Possibilidades no Mundo do Trabalho"

Objetivos Pessoais e Profissionais x Possibilidades no Mundo do Trabalho, que tem como objetivo informar aos participantes que pretendem ingressar no mercado de trabalho o que podem esperar e como caminhar em direção aos seus objetivos pessoais e profissionais.

A palestra será realizada no dia 28 de abril de 2011, de 14h às 16h, na Sala de Treinamento II do IEL/CE, na FIEC-Federação das Indústrias do Estado do Ceará, sito a av. Barão de Studart, 1980 – Sobreloja - Aldeota e ministrada por Leonel Credidio; consultor de empresas e professor universitário.

A inscrição é gratuita e pode ser feita através do e-mail: oficinas-iel@sfiec.org.br ou pelo telefone: 3421-6514.


Fonte: IEL

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Semana Principium Design entre 25 a 29 de abril

Principium Design é um evento promovido pela Faculdade 7 de Setembro (FA7). Será uma semana com  palestra, mesa redonda, curso de extensão e muito mais, entre os dias 25 a 29 de abril. Algumas atividades serão gratuitas e outras pagar.

Quer fazer sua inscrição nas oficinas ou no curso de extensão? Clique aqui
Programação completa
25/04 - Noite
Mesa redonda
Academia x Mercado: desafios e tendências
Horário: 19h
Local: Teatro da FA7 – 5o. Andar
Entrada Franca (não é necessário se inscrever)

26/04 - Tarde
Oficina
Luminárias com material reciclável
Horário: 14h às 17h30
Local: Sala de aula – 5o. Andar
Vagas: 25
Valor: R$ 20,00

27 e 28/04 - Tarde
Curso de extensão
Cor no Design de Embalagens com Titha Kraemer (Bendito design)
Horário: 14h às 17h30
Local: Sala de aula – 5o. Andar
Vagas: 25
Valor: 180,00

28/04 - Noite
Palestra com Titha Kraemer (Bendito design)
Bendito Design apresenta
Horário: 19h
Local: Teatro da FA7 – 5o. Andar
Entrada Franca (não é necessário se inscrever)

29/04 - Tarde
Oficina
HQ
Horário: 14h às 17h30
Local: Sala de aula – 5o. Andar
Vagas: 25
Valor: R$ 20,00

 Fonte: FA7

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Seminário Interdisciplinar em Lingüística, Literatura e Educação

O SILLE é o Seminário Interdisciplinar em Lingüística, Literatura e Educação realizado anualmente na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza e que tem como objetivos fortalecer o intercâmbio entre alunos, pesquisadores e professores, assim como a interlocução sobre perspectivas teóricas e práticas relacionadas ao ensino e a pesquisa acadêmico-científica nas áreas de Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e Estrangeira, Estudos Literários, Estudos da Linguagem e Educação.

Podem se inscrever alunos da FGF, como de outras instituições. Os interessados podem participar de duas formas:
- Ouvinte (Clique aqui para se inscrever e imprimir o boleto)
- Apresentador de comunicação oral (Clique aqui para se inscrever e imprimir o boleto)

As inscrições serão realizadas até o dia 20 de abril.

PROGRAMAÇÃO SILLE 2011
29/04 (sexta-feira)
18h30min - 20h - A formação de professores em EAD
Profa.Dra. Vládia Maria Cabral Borges (PPGL-UFC)
20h30min - 22h - Apresentações das comunicações orais dos participantes.

30/04 (sábado)
08h – 9h40min - Contexto do ensino e aprendizagem de línguas no Brasil: por um Interacionismo Sóciodiscursivo
Profa. Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (PPGL-UFC)
10h – 11h40min - Apresentações das comunicações orais dos participantes.


Fonte: FGF

Principium Design

Em comemoração ao primeiro aniversário do lançamento do curso de Design Gráfico, a FA7 promove o evento Principium Design. Durante a semana de 25 a 29 de abril de 2011, workshop, palestra, mesa redonda, oficinas e bazar irão compor a programação.
Aguardem novidades!


Fonte: Fa7

Semas abre seleção para estágio em Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) seleciona estagiários de Comunicação Social (Jornalismo). Ao todo serão duas vagas, voltada para estudantes de Jornalismo entre 4° ao 7° semestre.

As inscrições vão de 11 a 15 de abril. Interessados devem entregar a documentação exigida na Supervisão de Gestão de Pessoas, da Semas. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, na Av. da Universidade, 3305, Benfica.

Podem participar da seleção estudantes entre o 4º e 7º semestres ou que tenham, no mínimo, 80 créditos. O estágio é de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais, com bolsa-estágio no valor de R$ 350,00.

Para ver o edital, CLIQUE AQUI.


Fonte: Semas

Semace tem 56 vagas para estagiários de nível superior

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) seleciona estagiários matriculados em instituições conveniadas com o Órgão (como é o caso da UFC). As inscrições podem ser feitas de 14 de abril a 6 de maio.
São oferecidas 56 vagas, distribuídas em 18 áreas de conhecimento. A bolsa mensal é no valor de R$ 503,15 (mais o auxílio-transporte) e a carga horária totaliza 20 horas semanais.

Interessados devem inscrever-se na sede da Semace (Rua Jaime Benévolo, 1400 - Bairro de Fátima), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A ficha de inscrição estará disponível no Núcleo de Recurso Humanos (Nureh), onde devem ser entregues os seguintes documentos: foto 3×4, comprovante de residência, cópia da identidade, declaração e comprovante de matrícula, histórico atualizado e currículo.

Os candidatos com algum tipo de deficiência terão de apresentar laudo médico. O resultado da seleção será divulgado no site da Semace a 12 de maio. Candidatos cuja inscrição venha a ser indeferida poderão apresentar recurso nos dias 13 e 14 do mesmo mês.

Os requerimentos de recurso estarão disponíveis no atendimento da Semace. O processo seletivo constará de prova discursiva, entrevista e avaliação de histórico e currículo. As datas, horários e locais das provas serão divulgados posteriormente. O edital de seleção está disponível no site www.semace.ce.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (85) 3101.5573 e 3101.5559. As vagas oferecidas são para os cursos de Administração (3), Biblioteconomia (2), Biologia (1), Ciências Biológicas (4), Ciências Contábeis (2), Comunicação Social (2), Direito (10), Engenharia Agronômica (4), Engenharia Civil (2), Engenharia Química (4), Engenharia Ambiental (4), Engenharia Elétrica (2), Engenharia de Pesca (2), Geografia (2), Geologia (2), Química (4), Tecnologia em Gestão Ambiental (3) e Tecnologia em Saneamento Ambiental (3).


 
Fonte: UFC

quinta-feira, 7 de abril de 2011

7 de abril: Dia Nacional do Jornalista

O jornalismo não é somente um ato de gostar de escrever e ler sobre tudo o que aparece em sua frente. Jornalismo vai muito além do que querer mudar o mundo, muitas pessoas pensam assim, mas para quem conhece essa realidade vê que o jornalista não vai mudar o mundo e sim explicar a sociedade os fatos da vida real.

O jornalista tem a função de contar histórias reais, seja ela boa ou ruim, mostrar as pessoas o que se passa no mundo em que vivem. Ser jornalista é uma responsabilidade muito grande, é mexer com a realidade das pessoas, é escrever de forma que todos possam entender, é ter condições de denunciar, averiguar e educar a sociedade. Ser jornalista é ter jogo de cintura, é ser totalmente dinâmico, é ser pesquisador. O Jornalista não é só um mero reprodutor de informação, ele precisa fazer com que as pessoas possam aflorar seu lado crítico.

Por isso, parabenizo todos aqueles profissionais de comunicação, em especial o jornalista, que exercem sua função para com a sociedade sendo imparcial e verdadeiro. Aos comunicólogos que nos ensinam a enxergar além dos fatos, minhas felicitações.

Outras informações:

O dia 7 de abril é comemorado do dia nacional do jornalista. Devido aos últimos acontecimentos, a queda da obrigatóriedade do diploma, entidades e instituições jornalísticas de todo o país, aproveitaram não só dia, mas a semana para fazer reivindicações.

O Sindicato de Jornalistas em Alagoas, promoveu um café da manhã com a imprensa e membros da bancada federal do estado, buscando apoio às PECs 386/09 e 33/09, que reestabelecem a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

Em Mato Grosso o Sindicato dos Jornalistas promove, de 8 a 10 de abril, o III Congresso Estadual dos Jornalistas que tem como tema“A notícia, o comunicador e a sociedade contemporânea”.

Em Sergipe, a Câmara Municipal de Aracaju realizou Sessão Especial em comemoração ao Dia do Jornalista.

No Rio Grande do Sul o Sindicato da categoria está desenvolvendo uma série de atividades em homenagem ao Dia do Jornalista.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação

O VII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas, a exemplo dos anteriores, confirma os propósitos de socializar os trabalhos que vêm sendo produzidos em diversas regiões brasileiras e intensificar o foro de debates sobre diferentes perspectivas, marcando no cenário nacional um espaço diferenciado para reflexão e desenvolvimento dos jogos eletrônicos dentro do contexto educacional e cultural.

OBJETIVOS
- Realizar um Seminário sobre Jogos Eletrônicos, com a finalidade de agregar, nacionalmente, esforços para potencializar este tema dentro do espaço acadêmico.
- Fomentar os debates entre os pesquisadores e desenvolvedores de jogos eletrônicos.
- Socializar as pesquisas que vem sendo desenvolvidas no Brasil em torno dos jogos eletrônicos, sinalizando assim, o potencial interativo desses elementos tecnológicos.
- Implementar a cultura dos games na sociedade contemporânea, apontando suas possibilidades pedagógicas e comunicacionais.
- Configurar e consolidar os estados do nordeste como espaços potenciais para o desenvolvimento tecnológico e científico sobre jogos eletrônicos e educação.


Fonte e Outras Informações: Jogos Eletrônicos e Comunicação

Palestra sobre Redes Sociais

O IEL/CE tem o prazer de convidar você para a Oficina:

Postura e Comportamento nas Redes Sociais, que tem como objetivo utilização correta das redes sociais para o sucesso na carreira profissional.

A palestra será realizada no dia 14 de abril de 2011, de 14h às 16h, na Sala de Treinamento II do IEL/CE, na FIEC-Federação das Indústrias do Estado do Ceará, sito a Av. Barão de Studart, 1980-Sobreloja-Aldeota e ministrada por Marcelo Sobreira; palestrante e articulador do IEL/CE junto as empresas.

A inscrição é gratuita e pode ser feita através do e-mail: oficinas-iel@sfiec.org.br ou pelo telefone: 3421-6514.

Participe !


Fonte: IEL

segunda-feira, 14 de março de 2011

Faculdade Contemporânea realiza curso de informática para a comunidade

O curso de informática realizado pela Faculdade Contemporânea que fica localizado na rua Capitão Francisco Pedro, n° 732, abordará assuntos como office, windows, ferramentas, digitação e internet, com duração de três meses sendo duas vezes por semana no período da tarde. O curso terá mensalidade de apenas 40 reais, com direito a certificado.

Horários:
*terça e quinta -  das 14:00 as 15:30 ou das 16:00 as 17:30
*quarta e sexta  - das 14:00 as 15:30 ou das 16:00 as 17:30

Obs: um aluno por computador.
 
Para maiores informações ligue: 87184688 (Alexandre)

Concurso premiará melhores fotografias e frases sobre o Parque do Cocó

A Festa Anual das Árvores integra as programações especiais das Unidades de Conservação (UCs) do Estado. Neste ano, a gerência do Parque Ecológico do Cocó realiza dois concursos culturais com o tema "Parque do Cocó, Nossa Floresta": um deles vai premiar a melhor frase e outro a melhor fotografia sobre o parque. A divulgação dos resultados e a premiação serão feitas na abertura da Festa Anual das Árvores 2011, no próximo dia 28 de março, no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó, em Fortaleza.

O concurso de fotografia é aberto ao público e vai premiar as três melhores fotografias que retratarem o Parque do Cocó, nas categorias amador e profissional. As dez melhores fotos, escolhidas pela comissão julgadora, vão ficar em exposição no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó durante o período de 28 de março a 3 de abril de 2011.

Para o concurso de frases, serão convidadas escolas estaduais de ensino médio. Os estudantes serão levados para uma apresentação de vídeo seguida de visita guiada à exposição sobre o manguezal no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó. O grupo vai percorrer as trilhas temáticas do parque e retornar ao centro para redigir as frases para o concurso. Apenas os alunos que participarem dessa programação poderão concorrer. A seleção final será feita por votação pública na internet: serão premiadas as três melhores frases de 10 pré-selecionadas.

O Parque do Cocó inicia a programação de Educação Ambiental do ano com ações sintonizadas ao Ano Interacional das Florestas 2011 e à Festa Anual das Árvores, promovida pela Semace durante o período chuvoso no Ceará. O objetivo dos concursos é despertar a consciência da população sobre seu papel como corresponsável pela preservação das florestas, em especial, da floresta do Parque do Cocó. "A intenção é trazer o público para dentro do parque, para que as pessoas se conscientizem de que o parque é uma área de preservação dentro da área urbana", reforça a gerente do Parque do Cocó, Flávia Prado.

Toda a programação ocorrerá no Parque do Cocó. Confira as datas abaixo:

Até 13 de março:
> Lançamento do edital do concurso de Fotografia no site da Semace: www.semace.ce.gov.br
> Divulgação do regulamento e das escolas convidadas para o concurso de Frases.
De 14 a 19 de março:
> Programação para as escolas convidadas para o concurso de frases, no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó.
De 20 a 27 de março:
> De 20 a 23 de março - Inscrição das fotografias
> De 24 a 25 de março - Seleção das melhores fotografias pela comissão julgadora
> Seleção e julgamento interno das melhores frases (conforme regulamento).
> Divulgação na internet das 10 melhores frases pré-selecionadas e votação pública das 3 melhores .

De 28 de março a 3 de abril:
> 28 de março: Abertura da Festa Anual das Árvores 2011, no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó, em Fortaleza; Divulgação e premiação dos resultados dos concurso de fotografia e de frases.
> De 28 de março a 3 de abril - Exposição das 10 melhores imagens no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó.
 
Serviço:
Os regulamentos e outras informações serão divulgados no site da Semace: www.semace.ce.gov.br
O Parque do Cocó fica aberto todos os dias, das 7 horas às 17 horas.
Mais informações sobre visitas: 85 3271-6589 ou 3101-5550. 


Debate sobre Fotojornalismo em Fortaleza

Dando continuidade aos encontros do 'Fotografia em debate' - que acontecem uma vez por mês no espaço da loja da Livraria Cultura - , nesta terça-feira, dia 15 de março, a Livraria Cultura e o Mandacaru Foto Clube trazem o tema 'Fotojornalismo em Fortaleza'. Na pauta, o fotógrafo Eduardo Soares Queiroz discute o tema.

Serviço:
Evento: (Palestra) Fotografia em Debate - Fotojornalismo em Fortaleza.
Dia: 15 de março.
Horário: 19h
Local: Auditório da Livraria Cultura.
Endereço: Av. Dom Luís, 1010 – Meireles.
Entrada: Gratuita. (Sujeito a lotação. Capacidade de 98 lugares).
Mais informações: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/eventos/
 
Fonte: CulturArte

sexta-feira, 11 de março de 2011

Seminário Cineclube, Cinema e Educação

Promovido pela diretoria cearense do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), em parceria com a Escola Pública de Audiovisual de Fortaleza e o coletivo Molotov Arte Multimídia, será realizado no dia 15 de março de 2011, às 15h, no Auditório da Vila da Artes (Fortaleza, CE), o seminário Cineclube, Cinema e Educação.

Com o objetivo de contribuir com o debate sobre formação continuada em audiovisual e da conseqüente democratização da produção e do acesso ao cinema como suporte de memória, resgate da cidadania e patrimônio cultural, o encontro reunirá profissionais inseridos na prática de unir o cineclubismo a educação, em diversos níveis e setores da sociedade.
Sob mediação de Lenildo Gomes (coordenador da Escola Pública de Audiovisual de Fortaleza), o encontro terão como conferencistas o cineasta Duarte Dias (presidente da ACCV/ADB-CE), os cineclubistas Alex Fedox (diretor regional adjunto do Nordeste - CNC) e Carolinne Vieira (diretora adjunta de Acervo e Difusão - CNC), além dos professores José Meneleu Neto (UECE) e Giovanni Alves (UNESP - Marília).
Ainda na programação está previsto um coquetel de lançamento do livro "Cineclube, Cinema & Educação", organizado por Giovanni Alves e Felipe Macedo, finalizando com exibição e debate dos documentários "Alfaiates de Marília" e "Cineclubismo no Brasil, por Felipe Macedo".

PROGRAMAÇÃO:15h - Abertura [Alex Fedox - Diretor Regional Adjunto do Nordeste - CNC]
15h20 - A Cineclubismo na Ceará: Panorama pretérito e atual [Carolinne Vieira - Diretora Adjunta de Acervo e Difusão - CNC]
15h40 - Audiovisual e contextos locais [Duarte Dias - Presidente da ACCV/ABD-CE]
16h - Cinema e Transformação Social [Prof.º José Meneleu Neto - UECE]
16h20 - O Cinema na Sala de Aula [Lenildo Gomes - Coordenador da Escola Pública de Audiovisual de Fortaleza - Vila das Artes/Secultfor]
16h40 - Cinema, Cineclubismo e Educação [Giovanni Alves - UNESP-Marília]
17h - Perguntas do público e respostas da mesa
18h - Coquetel de lançamento do livro "Cineclubismo, Cinema & Educação"
18h30 - Exibição e debate dos documentários "O Cineclubismo No Brasil, por Felipe Macedo", de Alex Fedox (CE), e "Alfaiate de Marília", de Giovanni Alves e Rodrigo Gobbi (SP).
19h15 - Debate


Serviço
Seminário Cineclube, Cinema e Educação
Coquetel de lançamento do livro Cineclube, Cinema e Educação
Lançamento do documentário "Alfaiates de Marília"
Dia 15 de Março de 2011 às 15h na Vila Das Artes
Rua 24 de Maio, 1221, Centro.Fortaleza - Ceará
Aberto ao Público


Fonte: Comunicação Digital

sexta-feira, 4 de março de 2011

Intercom Nordeste está com inscrições abertas

Iniciaram no dia 01 de março as inscrições para o Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste – Intercom Nordeste. O evento acontece no Centro Universitário Cesmac, em Maceió (AL), de 15 a 17 de junho.
O congresso é voltado para alunos de graduação em comunicação, professores, pesquisadores e profissionais da área, com o tema “Quem tem medo da pesquisa empírica?”, abordando a partir de diferentes perspectivas – teoria e metodologia, pesquisa empírica em comunicação na academia, pesquisa empírica no mercado profissional, e experiências interdisciplinares. 
A programação deve ser divulgada a partir do dia 15 de março.

Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
15 a 17 de junho
Local: Centro Universitário Cesmac – Maceió (Alagoas)
Inscrições: 01/03 a 31/05
Indicação de trabalho para EXPOCOM pela IES: 01/03 a 29/04
Submissão de trabalhos (Expocom, DT e IJ): 03/03 a 13/05 

1º Congresso Digital Nordeste

A primeira edição do Congresso Digital Nordeste tem como objetivo levar para o Nordeste brasileiro o conhecimento sobre o mercado de mídia e serviços digitais em âmbitos nacional e internacional. Melhores práticas, tendências do mercado, números de investimento no mercado publicitário e novas tecnologias são alguns dos assuntos a serem tratados por profissionais de agências de publicidade, fornecedores de serviços, agregadores e pelo poder público. Presença de Cid Gomes (governador do Estado do Ceará) Demócrito Filho (O Povo), Eric Daniel (Webtraffic), dentre outros.

Serviço
Data: 1 março 2011 a 30 março 2011
Local: Fortaleza (CE)
Rua: Fábrica de Negócios - Avenida Monsenhor Tabosa, 740
Cidade: Fortaleza (CE)
Organizado por: O Povo Online e Webtraffic
 
 

I Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais no Ceará

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” – núcleo Ceará e Revista Nordeste 21 promoverão nos dias 28 e 29 de maio, I Encontro de blogueiros e mídias sociais no Ceará no Cuca Che Guevara Barra do Ceará, em Fortaleza.

O tema principal será o Marco Regulatório da Mídia - o fim da censura, e serão convidados o Ex-ministro da Comunicação Social no Governo Lula, Franklim Martins, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), líder da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular, a deputada cearense Rachel Marques (PT/CE), autora do projeto de lei (72/2010) que defende criação do Conselho Estado de Comunicação do Ceará. O jornalista Plínio Bortolotti, Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, jornal, rádios e TV (Fortaleza, Ceará).

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail blogdadilma13@gmail.com ou pelo fone: 85-96207430(TIM) falar com o Daniel.

terça-feira, 1 de março de 2011

I Prêmio Estácio de Jornalismo

Estão abertas as incrições para o I Prêmio Estácio de Jornalismo que tem como temática o Ensino Superior. As inscrições vão até 30 de junho de 2011. O prêmio será distribuido em oito categorias: Veículo Nacional, R$ 10 mil brutos para o melhor trabalho jornalístico impresso (jornal e revista), R$ 10 mil para TV, R$ 10 mil para rádio e R$ 10 mil para internet. E na categoria Veículo Regional, são R$ 7 mil brutos para o melhor trabalho jornalístico impresso (jornal e revista), R$ 7 mil para TV, R$ 7 mil para rádio e R$ 7 mil para internet. 
Podem concorrer à premiação trabalhos jornalísticos enfocando o Ensino Superior, que tenham sido exibidos, publicados ou veiculados pela primeira vez entre 1º de julho de 2010 e 31 de maio de 2011.

O regulamento completo e ficha de inscrição, estão disponíveis no endereço www.estacio.br/premiodejornalismo


Rumos Itaú Cultural 2011

O Rumos Itaú Cultural Jornalismo Cultural 2011-2012 se divide em duas carteiras: Professor e Estudante.

O professor interessado - deve inscrever um ensaio relativo às possíveis relações entre a academia e as empresas jornalísticas, com destaque na formação dos futuros jornalistas, conforme orientações do Edital. Se o texto for selecionado, dentre outros prêmios, seu autor participará, durante o ano de 2012, de um Fórum Virtual de Discussão, remunerado, no qual fará, com seus colegas de seleção, um mapeamento nacional dos programas de treinamento dos veículos de comunicação dedicados a estudantes ou mesmo jovens recém-formados.

O estudante de graduação em Comunicação e/ou Jornalismo se inscreve com uma reportagem para a editoria de cultura, podendo optar entre quatro categorias, sempre de acordo com as informações do Edital: Reportagem Impressa, Reportagem Audiovisual, Reportagem Radiofônica e Web-Reportage. Caso selecionada, dentre outros prêmios, o autor da reportagem participará, durante o ano de 2012, de um Laboratório Online de Jornalismo Cultural, remunerado, no qual produzirá outra reportagem, sob orientação de um editor de cultura.

Inscrição até 23 de fevereiro15 de julho de 2011, acesse o  edital e realize seu cadastro.

Para maiores informações acesse rumosjornalismo@itaucultural.org.br


Fonte: Itaú

Crea-Ce oferece vagas para jornalista

Concurso do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Estado do Ceará (Crea-CE) oferece vaga para jornalista. O salário oferecido é de R$ 1.631, para uma jornada de 6 horas diárias.
As inscrições seguem até 14 de março.

Para maiores informações: cetrede/crea

Fonte: blogcout@yahoo.com.br

Prêmio SEBRAE de Jornalismo

O Prêmio SEBRAE de Jornalismo reconhece e premia as melhores pautas sobre o empreendedorismo brasileiro. As inscrições podem ser feitas até 5 de março de 2011. Poderão ser inscritas matérias e reportagens publicadas no período de 1º de janeiro de 2010 até 28 de fevereiro de 2011.
para maiores informações entre no site: www.portalimprensa.com.br/premiosebrae


II Encontro Regional de Jornalismo (gratuito) - Caruaru/PE

O II Encontro Regional de Jornalismo - Caruaru/PE, será realizado no dia 6 de maio, tendo como temática "Jornalismo e Novas Tecnologias". O evento contará com a participação da jornalista e mestra em Comunicação Nataly Queiroz e será restrito aos jornalistas e estudantes de jornalismo.

Inscrições gratuitas até 30 de abril pelo email: encontrodejornalismo@gmail.com ou pelo site: Encontro com Jornalista



segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Último dia do Matou a Pau...ta

Nós, futuros jornalistas, fomos prestigiar o último dia do Bloco Matou a Pau...ta, o bloco de pré-carnaval destinados aos jornalistas Cearenses. A concentração iniciou às 17 horas, no Centro Cultural do Banco do Nordeste, na rua Floriano Peixoto. Durante a festa, a banda Boca Folia, que resgatou a tradição dos antigos Carnavais, com marcinhas e frevos, teve que dividir espaço com os protetos bem humorados reivindicando reajuste salarial que foram aparecendo no decorrer da festa.
O "Matou a Pau...ta!" é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) e conta com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Nordeste e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, cerveja Antarctica, Sorvetes Pardal, AD2M Engenharia de Comunicação e da Revista Aldeota.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Curso de Monitoramento de Mídias Sociais | Online

O curso desenvolve temas que capacitam o participante a planejar, implementar, mensurar e propagar ações de comunicação entre empresas e consumidores através das redes sociais. Além de abordar os conceitos e o panorama das mídias digitais, o conteúdo programático envolve assuntos como as definições de estratégias de comunicação, o monitoramento, a análise e a estratégia na mídia social, bem como as principais ferramentas de gerenciamento de redes.
Quem organiza – Escola de Comunicação
Quando – dia 2 de março de 2011, as 19h às 22h
Onde – a distância
Valor – R$ 90
Quem ministraGus Moreira (integra Social Team da agência DM9DDB. Já atendeu clientes como Spoleto, Buddemeyer, Abbot Brasil e realizou campanhas de marketing político)
Carga Horária – 3 horas
Telefone – (11) 3897-0860
Twitter – @cse_escola
Para mais informações sobre inscrições, formas de pagamento e outros, acesse o site da instituição.


Fonte: CPJ

Palestra sobre "Fotojornalismo por uma linguagem objetiva"







Fonte: Liberdade Digital

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Aberta novas vagas de cursos gratuitos no Cuca

O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) Che Guevara abre inscrições para novos cursos gratuitos, os interessados terão que ter entre 15 e 29 anos. As inscrições podem ser feitas de terça à sexta, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Para fazer a matrícula, é necessário apresentar cópia do documento de identificação e comprovante de residência. As aulas estão previstas para 24 Março.

Cursos

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM AUDIOVISUAL 25 VAGAS (TER,QUI,SÁB) 08 ÁS 11H

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM MÚSICA 30 VAGAS (QUA,QUI,SEX) 13:30 ÁS 16:30H

CURSO ITINERÁRIO II - ROADIE 40VAGAS (TER,QUA,QUI) 13:30 ÁS 16:30H

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM MÍDIAS DIGITAS 20 VAGAS (TER,QUA,QUI,SEX) 13:30 ÁS 16:30H

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM COMUNICAÇÃO POPULAR 30 VAGAS (TER,QUA,QUI) 08 ÁS 11H

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM TEATRO 30 VAGAS (QUA,QUI,SEX) 08 ÁS 11H

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM CIRCO 30 VAGAS (TER,QUI-NOITE,SÁB) 08 ÁS 11H

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM DANÇA 30 VAGAS (TER,QUI,SEX) 13:30 ÁS 16:30H

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM ARTES VISUAIS 40 VAGAS (TER,QUA,QUI) 18 ÁS 20H

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM FOTOGRAFIA 30 VAGAS (QUA,SEX,SÁB) 08 ÁS 11H


Maiores informações:  (85) 3237.4688

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Curso de qualificação profissional em Turismo Sustentável e Ecoturismo

O curso de qualificação profissional em Turismo Sustentável e Ecoturismo que será promovido pelo GRAB em 2011, por meio do projeto: Centro de formação Juvenil para o turismo Patativa do Assaré, terá suas inscrições abertas até o dia 25 de fevereiro, para se inscrever basta ter entre 18 e 29 anos e morar em Fortaleza, Maracanaú ou Caucaia.


O curso terá duração de 04 meses.
OBJETIVOS: Formar, capacitar e qualificar 40 jovens para o mercado de trabalho do Turismo visando uma atuação para o desenvolvimento sustentável no Estado do Ceará.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE: 3253.6197 / 3226.6761


INSCRIÇÕES GRATUITAS NA SEDE DO GRAB (RUA: TERESA CRISTINA, 1050 – CENTRO – FORTALEZA/CE) Horário: de 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30.   Até 25/02/2011 - resultado da seleção: início de Março de2011.


Grupo participante: Jovens gays, lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Heterossexuais.
Será disponibilizado vale transporte e um valor em ajuda de custo para qualificação profissional (bolsa de formação no valor de R$150,00 mensais), além de lanche todo os dias.


Quem tiver  interesse em imprimir para divulgação segue chamada para inscrições também em anexo.


Download




Fonte: Brab

Uece abre inscrições para cursos de Corel, Photoshop e Excel Avançado

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) está com inscrições abertas para os cursos de Corel Draw e Photoshop e Excel Avançado / 2011. Os interessados têm até o próximo dia 11 de março para se inscrever nos dois, que fazem parte do Programa de Informática (Proinfo) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Uece. Os cursos são destinados a atividades profissionais e deles podem participar pessoas de qualquer idade. O investimento no Corel Draw e Photoshop, ou seja, um curso com dois módulos é de R$ 100,00 (cem reais), sendo R$ 50,00 na matrícula e mais uma parcela de R$ 50,00. Já o Excel Avançado custa R$ 70,00.

Os dois cursos terão duração de um mês e têm início no dia 14 de março de 2011. Para se inscrever, o candidato deve se dirigir à Secretaria do Proinfo, no horário das 8 horas às 11h30min e das 13h30min às 19 horas, no Campus do Itaperi. Na ocasião, deve apresentar cópia da Carteira de Identidade ou documento similar.

Segundo informa o coordenador do Proinfo, Luciano Moura Cavalcante, o conteúdo dos cursos permite ao aluno o desenvolvimento de habilidades que vão lhe facilitar o acesso ao mercado de trabalho, além de atender as necessidades do candidato enquanto usuário.

Curso de Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia | Online

Com o objetivo de projetar os principais fundamentos do segmento de assessoria de imprensa, o curso engloba temas relacionados a media training, prevenção e ação em situações de crise, além de ferramentas para produzir e distribuir notas e releases diferenciados. Também fazem parte do cronograma assuntos que envolvem avaliação e mensuração de resultados, quanto cobrar pelos serviços e sistemas de clipping, mailing e distribuição de releases.
Quem organiza – ISCOM – Instituto Superior de Comunicação
Onde – a distância
Quando – 14 a 27 de fevereiro de 2011
Valor – R$ 248 a R$ 394
Quem ministraAldo Antonio Schmitz (jornalista com experiência de 20 anos em assessoria de imprensa, tendo passado por empresas como WEG, Karsten, Bunge, Hering, Haco Etiquetas, Unimed, Senac e prefeitura de Jaraguá do Sul)
Carga Horária – 20 horas
Twitter – @iscombr
Telefones – (11) 3010-0245 e (48) 3269-4201
SiteISCOM
Para mais informações sobre inscrições, formas de pagamento e outros, acesse o site da instituição.


Fonte: CPJ

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Estão abertas inscrições para cursos no CUCA

O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) Che Guevara abre inscrições para jovens, entre 15 e 29 anos, interessados em participar dos seguintes cursos gratuitos: Produção de Estrutura e Tecnologia de Palco, Produção Cultural e Gestão de Carreiras, Noções de Comunicação na Produção Cultural.
As inscrições podem ser feitas até 03 de fevereiro, de terça a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para fazer a matrícula, é apenas necessário apresentar cópia do documento de identificação e comprovante de residência.

Informações: 3237.4688


Fonte: Cuca

UFC recebe inscrições para curso de Esperanto até dia 31 de janeiro

Termina na próxima quinta-feira (31) o prazo de incrições para o curso de Esperanto da Universidade Federal do Ceará (UFC). As inscrições, gratuitas, serão feitas exclusivamente pela internet, através do site www.esperanto.ufc.br – sendo obrigatórias para novatos ou veteranos.
Após o período de inscrições, ocorrerá o processo receptivo, constituído de entrevista e entrega dos documentos necessários à matrícula, no período de 7 a 11 de fevereiro, em horário e local que serão comunicados aos inscritos via correio eletrônico.
As aulas começarão em 14 de fevereiro. São ofertadas 140 vagas para o sistema presencial e 30 para a modalidade a distância. Na modalidade presencial, será possível cursar um dos quatro níveis. Já na modalidade a distância, que utiliza o ambiente Sócrates de UFC, se poderá cursar o nível 1.

APEC está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos

O programa Caminhos do Saber, da Associação de Estudos e Pesquisas Técnico Científica (APEC), está com inscrições abertas até 25 de fevereiro, para diversos cursos gratuitos. Os interessados devem acessar o site www.apec.org.br.
Podem se candidatar às vagas, alunos que ainda estão cursando ou já concluíram seus estudos em escola pública. Os cursos são de Informática Básica, Inglês para Iniciantes (Adulto), Inglês Infanto Juvenil (10 a 13 anos), Gramática, Redação, Roteiro e Edição de Filmes, Cuidador de Idosos e Crianças, Matemática Básica e Futsal.
As atividades acontecem no período de 12/03 à 28/05, com turmas das 8h às 9h40min ou das 10h às 11h40min (somente aos sábados), na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Ao término, os estudantes com frequência igual ou superior a 75% receberão certificado referente à 20h/a.