Sample text

" A comunicação é algo absolutamente necessário para que haja conhecimento" (Paulo Freire)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

3° Feira de Emprego e Estágio

As melhores oportunidades para quem tem talento!!
3 a 5 de Novembro.
Centro de Convenções Fortaleza.
INSCRIÇÃO GRATUITA!!
Entrada: 1Kg de alimento não perecível.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Oficina de Desenvolvimento de Estagiários IEL/CE

O Instituto Euvaldo Lodi - IEL/CE - Núcleo Ceará, entidade ligada ao Sistema FIEC tem o prazer de convidar você para a oficina: Aprendendo com o resgate dos mineiros!, que tem como objetivo a presentar aos participantes como demonstrar atitude e criatividade no mundo do trabalho.
A palestra será realizada no dia 11 de novembro de 2010, de 14h às 16h, no auditório José Flávio Costa Lima, na FIEC-Federação das Indústrias do Estado do Ceará, sito a av. Barão de Studart, 1980 - Térreo - Aldeota e ministrada por Sérgio Sobreira; comunicador social, advogado, palestrante e apresentador de televisão.
A inscrição é gratuita e pode ser feita através do e-mail: oficinas-iel@sfiec.org.br ou pelo telefone: 3421-6514.


Fonte: Mundo IEL de Estágio


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A serviço de quem? Ética na Assessoria de Imprensa

Esse é o tema do debate que será realizado na próxima segunda, 25 de outubro, das 18 às 20 horas, no auditório da Biblioteca do Centro de Humanidades da UFC. O debate contará com a participação da componente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, Angela Marinho, e do diretor institucional do Grupo de Comunicação O Povo, Plínio Bortolotti. O debate vai levantar questionamentos éticos relacionados ao fazer jornalístico na assessoria de imprensa.

Programação do ciclo de debates

25/10/2010 (segunda): “A Serviço de Quem? A Ética Jornalística na
Assessoria de Imprensa”*

08/11/2010 (segunda): “Limites e Intersecções entre Comunicação Pública e
Marketing Político”

22/11/2010 (segunda): “Jornalistas e Relações Públicas: os dilemas no
exercício da Assessoria de Imprensa”

29/11/2010 (segunda): “Assessoria de Comunicação na Segurança Pública:
administrando impactos em períodos de crise”

01/12/2010 (segunda): “Mídia e Sindicalismo: a formação da opinião pública
diante da greve de ônibus em Fortaleza”


 Fonte: Joana D'arc Dutra - Jornalista (UFC)

Encerramento do EncomFaC

Hoje (21), houve o encerramento da Semana de Comunicação da Faculdade Cearense, com a presença de Cristiano Barbosa, da Agência Time de Comunicação e Marketing, no Campo do Ceará. A palestra com tem “Propaganda e Novas tecnologias”, trouxe curiosidades e conceitos sobre a publicidade.
Como primeiro assunto abordado, a tecnologia analógica veio no começo dos aos 90 e desde então ele veio se aperfeiçoando até a os dias de hoje, as novas tecnologias – digital. A web é um meios que mais evoluiu socialmente com o passar do tempo. Antigamente era usada somente nas empresas de grande porte, com o desenvolvimento essa realidade foi mudando e atingindo a sociedade, sendo usada como entretenimento, fonte de informações e consumo de produtos.
Seja analógica ou digital, a publicidade requer grandes quantidades de criatividade. A inspiração entra como tempero, ilustração para a atrair a atenção do consumidor.
Cristiano, mostrou algumas das propagandas que sua empresa fez e analisou apontando os recursos utilizados como o jingle, photoshop e a captação da imagem. O jingle facilta a memorização devido a melodia, o Photoshop para a edição de imagens.
Por final teve a presentação da Banda Gris, que com três anos de existência, pode cantar alguns de seus sucessos e relembrar bandas que marcaram época. A banda composta por quatro jovens do bairro José Valter, mostrou que o rock ainda está ganhando muito espaço em Fortaleza.

ExpoFaC e DT's

Os Trabalhos acadêmicos foram expostos durante toda a programação do Encontro de Comunicação, onde alunos da disciplina de História da Arte puderam expor banners sobre pintores, escultores e arquiteta de diversos ramos da arte. Dentre os trabalhos estavam Rafael Sanzio, Vicent Van Gogh, Raimundo Cela e Michelangelo.

Rafael Sanzio - Artista Plástico italiano, se destaca na pintura e arquitetura, usando suavidade e perfeição

Vicent Van Gogh - Pintor, sua obra é repleta de expressionismo e a abstração primitiva.

Raimundo Cela - Pintor, uma de suas obras clássicas são "A abolição dos escravos no porto de Fortaleza" e o mural "Ceia Larga".

Michelangelo - É conhecido pelo seu talento singular com as esculturas, pinturas e arquiteturas. Possui grandes obras em Roma e no Vaticano.

DT's - apresentações de projetos monográficos

O Aluno Felipe Lima, do 6° semestre - noite apresentou um relato sobre o seu futuro projeto de monografia, que teve como tema “Naruto Uzumaki: análise da sexualidade no anime”. A história da programação infantil e sua evolução na TV. Como surgiu o Naruto e a sexualidade presente no decorrer dos seus episódios.
A Aluna Natacha Karen, do 6° semestre – manhã, em seu projeto falou sobre “Reforma Ortográfica x Jornalismo Impresso”. As implicações da reforma ortográfica na vida profissional do jornalista, com o objetivo de saber, descrever e analisar as possíveis dificuldades que os jornalistas do impresso estão tendo com a mudança na ortografia.

Lima Barreto: vida e obra

       Quarta-feira (20), foi realizada o segundo dia da oficina com o tema Mestres da Literatura com o foco no “Cronista do Brasil: Lima Barreto”, ministrada pelo professor Carlos Perdigão. A palestra começa com um breve resumo de Machado de Assis, onde fala que ele foi da mesma época que Lima Barreto, mas Machado de Assis consegue tornou-se mais reconhecido.
      Afonso Henriques de Lima Barreto mais conhecido como Lima Barreto, nasceu no Rio de Janeiro no dia 13 de maio de 1881. Foi jornalista e um dos mais importantes escritores libertários brasileiros. Era Filho de João Henriques de Lima Barreto e Amália Augusta, seu pai foi da monarquia e sua mãe filha de escravos.
      Lima Barreto sofreu na ditadura militar no governo de Floriano Peixoto e foi exilado do Rio de janeiro, estudou em 1905 no Liceu de Niterói no Rio de Janeiro e logo depois entra na Escola Politécnica de Direito, e lá se interessa pelo jornalismo.
      Além do preconceito que sofria por racismo, em 1911 aos 30 anos foi encontrado andando pelas ruas da cidade bêbado e foi um dos primeiros autores a falar sobre ruas do Rio de Janeiro. Em 1912 sai da Escola de Direitos para cuidar de seu pai que estava louco e no ano seguinte passou a escrever romances.
      A partir de 1913 escreve seu primeiro livro intitulado de “As Memórias de Isaías Caminha”, mas só com o Livro O Triste Fim de Policarpo Quaresma publicado como folhetim no Jornal o Commercio no Rio de Janeiro e só em 1915 foi publicado o livro.
      Entre os anos de 1914 a 1917 foi internado num hospício, por consequência do álcool e herdou a loucura de seu pai. Lima Barreto morreu de alcoolismo em sua casa em 1922, aos 41 anos no Rio de Janeiro.
      Esta oficina teve como objetivo mostrar aos alunos a história de uns dos Grandes Mestres da Literatura como Machado de Assis e Lima Barreto durante a Semana de Comunicação da Faculdade Cearense. Foram exibidos pelo professor textos dos autores, explicando cada ponto importante de seus significados.

A realidade dos programas policiais


Na quarta-feira (20), no Auditório Nilton Lins, Campus II, teve a palestra sobre jornalismo policial e hardnews, tendo como palestrantes José Filho e Edson Silva da TV Cidade. O foco da profissão jornalística em notícias policiais está nos fatos criminais, judiciais, segurança pública, sistema penitencial e em investigação policial.
Como seu primeiro ponto, a liberdade de expressão. A censura ainda está muito presente nos meios de comunicação, pois o jornalista ainda não pode divulgar sua matéria-prima que é a notícia. “Infelizmente os meios de comunicação ainda estão ligados ao poder público”. Afirma Edson. "O jornalismo tem como foco os dois lados da história, por isso é preciso um cuidado maior com a divulgação de alguns fatos, é importante verificar a veracidade da informação, mesmo que essa fonte seja um veículo de grande porte, porque até mesmo os grandes meios se enganam". Finalizou.
O sensacionalismo foi outro ponto bastante discutido no decorrer da palestra, devido está presente nos programas policiais, é preciso entender que o sensacionalismo é uma forma de prender a atenção do telespectador. "É uma maneira de contar uma história, como relatar de forma diferente os fatos", comenta José Filho.
Ao finalizar a palestra Edson Silva e José Filho, comentaram que aprendem muito com a profissão e isso é prazeroso. Apesar de ter cenas fortes e nem sempre assistirem todo o programa, esses acontecimentos contribuem para um novo olhar sobre a realidade de Fortaleza.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Oficina : Machado de Assis - uma revisão a partir de seus contos, poemas e de suas crônicas.

          Na terça-feira (19), ocorreu o segundo dia da Semana da Comunicação, e a apresentação da oficina sobre “Machado de Assis: Contos, crônicas e poemas”, ministrada pelo professor Carlos Perdigão. O tema discutido abordou principalmente as duas fases mais importantes da era machadiana com foco na análise da obra literária a partir dos romances Iaiá Garcia que representou a primeira fase e Memórias Póstumas de Brás Cubas segunda fase (realismo).
         Houve uma explanação de poemas, conto e crônicas, análise do conceito de texto, compreensão, interpretação e definição do que é leitura. A obra literária neste seminário ganhou destaque com a abordagem da análise como matéria social, pois aparecem em tempo e espaço determinados e com repercussões na sociedade e histórica devido se relacionar com outros sistemas culturais que se sucedem na história da humanidade. Segundo, o professor Carlos Perdigão o escritor Machado de Assis possui um campo intelectual (visão do mundo) bem delimitado, e também um discurso vigente que produz efeitos coletivos e válido que resistiu ao tempo e tem algo a dizer ao presente.
         Esta oficina teve como objetivo refletir o nosso país a partir da produção de Machado de Assis e incentivar a relação do estudante com a o mundo , na perspectiva do desenvolvimento de leitores participantes e críticos, como também sensibilizar a consciência estética do aluno e sua percepção para a riqueza da literatura e ao mesmo tempo situando a leitura como instrumento intelectivo, funcional, ideológico, prazeroso e cultural.

Programação e Edição de Videos

Ocorreu nessa terça-feira (19), a "Oficina de Audiovisual: edição de vídeo", com o Professor Carlos Normando. Foram debatidos  temas sobre a edição de vídeos e os tipos de programas de edição mais utilizados pela TV brasileira.
Foram citados os programas do mais simples ao mais sofisticado, tais como: o Windows Movie Maker, Adobe Premiere Cs5, Final CUT (Apple), Edius (utilizado na ilha de edição da TV Globo).
Foi discutido também o modo de fazer documentário, curtas metragens nesses programas. E no final da oficina, foi mostrado um documentário  “Babauparatodos” feito pelo Professor Carlos Normando.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cinema e os erros imperceptíveis

Na terça-feira (19), ocorreu o segundo dia da Semana da Comunicação, e a apresentação da oficina sobre “Analise de Conteúdo Cinematográfico”, ministrada pelo professor José Enrique. Houve amostras de filmes, séries e desenhos para análise de erros que passam despercebidos pelos produtores. E por serem tão comuns as superproduções dos cinemas estrangeiros não veem. Em 10 minutos de filme são apresentados os personagens e só no decorrer das cenas que é mostrado os cotidianos de cada um deles.
 Existem quatro atos para a composição de um filme. Para analisar o protagonista: o primeiro é o equilíbrio inicial – sendo que nem sempre mostra a vida dele desde o começo da história, mas dá a entender aos espectadores que esse começo é mostrado; o segundo o problema que mostra é a aceleração da situação inicial de um acontecimento; o terceiro é a complicação e resolução do problema em que o protagonista vive, daí é solucionado esse problema para o encerramento da história, como no último ato que é desfecho da situação em que a cena é transmitida pelo ator principal.
Segundo o professor Enrique “os erros dos filmes são imperceptíveis ao primeiro contato”, pois o desfecho da história prende atenção das pessoas, nem mesmo os grandes produtores deixam escapar erros que são considerados pequenos, mas que não deveriam ocorrer devido a grande tecnologia que é usada para o cinema, mesmo assim ainda existem essas pequenas falhas técnicas.
Esta oficina teve como objetivo analisar os filmes apresentados pelo professor e descobrir os erros contidos nas cenas. Esses defeitos eram identificados a partir dos quatro atos estudados sobre o protagonista.

Assessoria de Comunicação x Assessoria de Imprensa

Na oficina dessa terça-feira (19), Rafael Mesquita, Assessor do Banco do Nordeste, abordou primeiramente a diferença entra Assessoria de Imprensa e Assessoria de Comunicação e sua funções. Sendo como proposta do jornalismo, produto fundamental a informação.
O Assessor de Imprensa trabalha somente com a informação. O Assessor de Comunicação trabalha não somente com a informação, mas a instituição, a comunicação interna e administrativa operacional.
De acordo com as experiências de Rafael, os trabalhos mais procurados são projetos de assessoria de imprensa, comunicação institucional, produção publicitária, produção de websites, produção de vídeos (TV, documentário e comercial) e produção de eventos.
Rafael traçou um paralelo sobre a democratização da comunicação e a importância da sindicalização, como suporte para uma política de comunicação, onde a assessoria entra como colaborador. Para finalizar, o palestrante abriu espaços para discussões e tira dúvidas dos alunos.

Oficina de LGBT: Homossexualidade e Preconceito

Nesta terça-feira (19), a oficina ministrada pela Prof. Mônica Mourão, tendo como tema aprofundado  as manifestações e o preconceito contra os homossexuais. A parada Gay foi um dos pontos debatidos, devido à população discriminarem, algumas pessoas afirmaram que esse movimento é visto como nudismo, prostituição e facilitador do uso de drogas, no qual essa realidade é diferente. 
A manifestação é pela busca de igualdade e livre opção sexual. Na oficina foi repassado para os alunos vídeos com propagandas comerciais de cerveja, onde a mídia mostra o homossexual na forma de vestir, o ambiente onde vivem e os lugares mais frequentados.

A oficina que teve continuidade no outro dia, aprofundou mais essa questão e trouxe novas discussões sobre as atitudes. “O preconceito está interiorizado, muitas pessoas acabam atribuindo alguns valores que são repassados de muitos anos” comenta Mônica. Os significados de algumas palavras usadas pela sociedade e o que elas significam como o Gay – meninos que gostam de meninos, Lésbica – meninas que gostam de meninas, Bissexual – pessoas que gostas de meninos e meninas, Travestir – meninos que gostam de se vestir de meninas ou vice e versa, essa identidade é incorporada, oposta ao seu sexo, não é só uma ação momentânea. Ao final teve sorteio de livros e apresentação de vídeos.

O Jingle como método eficaz de divulgação

A oficina de Jingle que aconteceu nesta terça-feira (19), com o Prof. Lucio Ricarte, começou com a apresentação de alguns Jingles e o seu significado. Jingle é uma propaganda em forma musical, que serve para divulgar uma marca ou produto de uma empresa. É importante lembrar que para criar um jingle é preciso ter conhecimento do produto e  cuidado com o juiz de valor.
O jingle trabalha com a mensagem e o som. “Essa mensagem tem o interesse de se fixar na cabeça dos ouvintes, fazendo com que eles criem uma relação de identificação”. Afirma Ricate."O receptor visualiza a situação na cabeça". Finaliza.

A oficina que teve o termino na quinta-feira (20), os alunos poderão conhecer a fundo o universo do jingle como produzi-lo, O Prof. Ricate separou a sala em equipes para a produção que levou aproximadamente duas horas, onde tiveram que criar os temas e compor. Os trabalhos produzidos foram sobre a empresa Tam, Arroz 101 e Ceará Music. Ricate comenta que ficou surpreendido com as criações.
Por fim, os alunos puderam perceber que é preciso dedicação e muita leitura para a criatividade fluir e é preciso sempre escutar e seguir orientações de outros profissionais.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Abertura do EncomFaC

         A abertura do V Encontro de Comunicação Social da Faculdade Cearense, teve início no dia 18 às 9h, no Auditório Nilton Lins, Campus II. O tema abordado foi, “Realizações em Audiovisual: documentário babauparatodos, curta metragens e making offs, tendo como palestrante Joe Pimentel, cineasta.
         Joe Pimentel discutiu sobre o surgimento do cinema e sua evolução. Começando a partir dos anos 70, com o aparecimento da arte audiovisual. Nos anos 80, um evento na Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará, trouxe um acervo de filmes que ocasionou um movimento audiovisual.
        Atualmente o Ceará está começando a produzir filmes no próprio Estado, mas essa área ainda não é comum e não ter muito espaço por conta do poder público. Com o grande desenvolvimento do cinema no Brasil, o Ceará acabou sendo influenciado a produzirem curtas-metragens, mostrando o cotidiano popular nordestino.
        No período da noite, o palestrante foi o cineasta, Cleber Ribeiro com documentário “Vozes do Sagrado” e trailers dos filmes “O Auto da Camisinha” e “Mãe de Santo, teu nome é Zimá”.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Semana da Comunicação da Faculdade Cearense

Entre os dias18 a 21 de outubro, na Faculdade Cearense, será realizado o V Encontro de Comunicação Social. Este encontro tem como tema “Comunicação e novas tecnologias: desafios e perspectivas”. O evento mostra a interação dos alunos da instituição na procura de informação atual e complementar às atividades acadêmicas. Na programação segue as seguintes atividades: exposições, pesquisas, workshops, palestras e atividades artísticas.

Programação

Dia 18 – Abertura
manhã (9:00h)
noite    (20:00h)

Dia 19 – Oficinas (manhã e noite)
PesquisaFaC
ExpoFaC

Dia 20 – Oficinas (manhã e noite)
PesquisaFaC
ExpoFaC

Dia 21 – (manhã)
Palestra e apresentação da Banda Gris

Noite – Encerramento
Espetáculo Teatral: O auto da Barca no Inferno
Apresentação das Bandas Remains e Aerofólio


Fonte: FaC

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

II Simpósio Mídia Nordeste

       Entre os dias 13,14 e 15 de outubro ocorerá o II Simpósio Mídia Nordeste, no teatro Dragão do Mar. Esse evento tem como objetivo a reflexão da televisão em seu contexto histórico. Neste ano a TV completa 60 anos de existência no Brasil e 50 anos de existência no Nordeste. A TV assim como em todo o país, é considerada uma importante produtora de ações que alimenta o imaginário do telespectador e o Simpósio veio para pensar  a televisão em suas múltiplas dimensões.
      O Simpósio tem três focos que são "Televisão, cultura e história", "Televisão e a invenção do Nordeste" e "TV: as novas experiências de linguagens".

Programação:

Dia 13: Televisão, cultura e história
Mesa 1: Televisão e cultura no Brasil (8:30 - 10:30)
Mesa 2: Televisão e a política no Brasil (10:45 - 12:45)
Mesa 3: A televisão como lugar de memória (14:30 - 16:30)
Mesa 4: A história e a televisão na história (16:45 - 18:45)

Dia 14: Televisão e a invensão do Nordeste
Mesa 5: A construção da ideia de Nordeste nas mini-séries de TV (8:30 - 10:30)
Mesa 6: O lugar do Nordestino nas telenovelas brasileiras (10:45 - 12:45)
Mesa 7: As buscas do telejornalismo na sociedade contempoânea (14:30 - 16:30)
Mesa 8: Dossiê Guel Arraes: as invenções do audio-visual na TV (16:45 - 18:45)

Dia 15: TV: as novas experiências de linguagens
Mesa 9: "Rodas de memórias: pioneiros da televisão cearense falam sobre a experiência dos primeiros tempos da TV". (8:30 - 10:30)
Mesa 10: Cinema e TVs: imagens em trânsito (10:45 - 12:45)
Mesa 11: Tvs Regionais: os desafios da produção fora do eixo (14:30 - 16:30)
Mesa 12: "Dos televisores à trelevisão: Técnica, cultura e política na história dos meios de comunicação". (16:45 - 18:45)

Encerramento:
Coquetel de Lançamento do Livro:"Nordeste, Memórias e narrativas da mídia" (19 horas)


Fonte: Mídia Nordeste

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

VIII Encontro de Cearense de Estagiários

Nesta quarta-feira (30), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), aconteceu o VIII Encontro de Estagiários, promovido pela Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O evento contou com a participação de aproximadamente 300 jovens, que puderam conhecer como está o mercado atual e identificar boas oportunidades. Como palestrantes, tiveram o Gerente da Área de Estágio e Desenvolvimento de Novo Talento do IEL, Ricardo de Paula e o Pedagogo e especialista em Psicologia educacional e oratória, Prof° Sérgio Sobreira.
Durante a programação, os jovens puderam conhecer a fundo a responsabilidade do estagiário em desenvolver bem sua ocupação e de se preparar melhor para o mercado de trabalho. Ricardo de Paula afirmou que as dificuldades dos novos estagiários estão na incapacidade de se comunicar e não terem uma visão expansiva, para ele o perfil de um bom candidato seria a habilidade interpessoal, foco na solução de problemas, visão de negócios, conhecimentos em informática e outras línguas.
O evento proporcionou aos participantes debates e reflexões sobre seus atos e mostrou como as empresas estão cada vez mais exigentes, por isso é preciso ter um conhecimento diferenciado para que diante de tantos concorrente você possa obter uma vaga.