Sample text

" A comunicação é algo absolutamente necessário para que haja conhecimento" (Paulo Freire)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lima Barreto: vida e obra

       Quarta-feira (20), foi realizada o segundo dia da oficina com o tema Mestres da Literatura com o foco no “Cronista do Brasil: Lima Barreto”, ministrada pelo professor Carlos Perdigão. A palestra começa com um breve resumo de Machado de Assis, onde fala que ele foi da mesma época que Lima Barreto, mas Machado de Assis consegue tornou-se mais reconhecido.
      Afonso Henriques de Lima Barreto mais conhecido como Lima Barreto, nasceu no Rio de Janeiro no dia 13 de maio de 1881. Foi jornalista e um dos mais importantes escritores libertários brasileiros. Era Filho de João Henriques de Lima Barreto e Amália Augusta, seu pai foi da monarquia e sua mãe filha de escravos.
      Lima Barreto sofreu na ditadura militar no governo de Floriano Peixoto e foi exilado do Rio de janeiro, estudou em 1905 no Liceu de Niterói no Rio de Janeiro e logo depois entra na Escola Politécnica de Direito, e lá se interessa pelo jornalismo.
      Além do preconceito que sofria por racismo, em 1911 aos 30 anos foi encontrado andando pelas ruas da cidade bêbado e foi um dos primeiros autores a falar sobre ruas do Rio de Janeiro. Em 1912 sai da Escola de Direitos para cuidar de seu pai que estava louco e no ano seguinte passou a escrever romances.
      A partir de 1913 escreve seu primeiro livro intitulado de “As Memórias de Isaías Caminha”, mas só com o Livro O Triste Fim de Policarpo Quaresma publicado como folhetim no Jornal o Commercio no Rio de Janeiro e só em 1915 foi publicado o livro.
      Entre os anos de 1914 a 1917 foi internado num hospício, por consequência do álcool e herdou a loucura de seu pai. Lima Barreto morreu de alcoolismo em sua casa em 1922, aos 41 anos no Rio de Janeiro.
      Esta oficina teve como objetivo mostrar aos alunos a história de uns dos Grandes Mestres da Literatura como Machado de Assis e Lima Barreto durante a Semana de Comunicação da Faculdade Cearense. Foram exibidos pelo professor textos dos autores, explicando cada ponto importante de seus significados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário