quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A realidade dos programas policiais


Na quarta-feira (20), no Auditório Nilton Lins, Campus II, teve a palestra sobre jornalismo policial e hardnews, tendo como palestrantes José Filho e Edson Silva da TV Cidade. O foco da profissão jornalística em notícias policiais está nos fatos criminais, judiciais, segurança pública, sistema penitencial e em investigação policial.
Como seu primeiro ponto, a liberdade de expressão. A censura ainda está muito presente nos meios de comunicação, pois o jornalista ainda não pode divulgar sua matéria-prima que é a notícia. “Infelizmente os meios de comunicação ainda estão ligados ao poder público”. Afirma Edson. "O jornalismo tem como foco os dois lados da história, por isso é preciso um cuidado maior com a divulgação de alguns fatos, é importante verificar a veracidade da informação, mesmo que essa fonte seja um veículo de grande porte, porque até mesmo os grandes meios se enganam". Finalizou.
O sensacionalismo foi outro ponto bastante discutido no decorrer da palestra, devido está presente nos programas policiais, é preciso entender que o sensacionalismo é uma forma de prender a atenção do telespectador. "É uma maneira de contar uma história, como relatar de forma diferente os fatos", comenta José Filho.
Ao finalizar a palestra Edson Silva e José Filho, comentaram que aprendem muito com a profissão e isso é prazeroso. Apesar de ter cenas fortes e nem sempre assistirem todo o programa, esses acontecimentos contribuem para um novo olhar sobre a realidade de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário