quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Oficina : Machado de Assis - uma revisão a partir de seus contos, poemas e de suas crônicas.

          Na terça-feira (19), ocorreu o segundo dia da Semana da Comunicação, e a apresentação da oficina sobre “Machado de Assis: Contos, crônicas e poemas”, ministrada pelo professor Carlos Perdigão. O tema discutido abordou principalmente as duas fases mais importantes da era machadiana com foco na análise da obra literária a partir dos romances Iaiá Garcia que representou a primeira fase e Memórias Póstumas de Brás Cubas segunda fase (realismo).
         Houve uma explanação de poemas, conto e crônicas, análise do conceito de texto, compreensão, interpretação e definição do que é leitura. A obra literária neste seminário ganhou destaque com a abordagem da análise como matéria social, pois aparecem em tempo e espaço determinados e com repercussões na sociedade e histórica devido se relacionar com outros sistemas culturais que se sucedem na história da humanidade. Segundo, o professor Carlos Perdigão o escritor Machado de Assis possui um campo intelectual (visão do mundo) bem delimitado, e também um discurso vigente que produz efeitos coletivos e válido que resistiu ao tempo e tem algo a dizer ao presente.
         Esta oficina teve como objetivo refletir o nosso país a partir da produção de Machado de Assis e incentivar a relação do estudante com a o mundo , na perspectiva do desenvolvimento de leitores participantes e críticos, como também sensibilizar a consciência estética do aluno e sua percepção para a riqueza da literatura e ao mesmo tempo situando a leitura como instrumento intelectivo, funcional, ideológico, prazeroso e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário